TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ÁLCOOL

O sujeito com transtorno do uso de substâncias é visto de forma biopsicossocial. Busca-se compreender a complexidade do indivíduo na sua vida social, laboral e familiar, levando em consideração, também as psicopatologias envolvidas com o Transtorno do Uso de Substâncias Psicoativas.

TRATAMENTO AMBULATORIAL

Tratamento em que o profissional experiente analisa e avalia a necessidade de tratamento sem internação para o indivíduo com o Transtorno do Uso de Substância leve.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Feita através de Testes Psicológicos e Avaliações Clínicas com a intenção de encontrar déficits neuropsicológicos.

PROGRAMA DE ATENDIMENTO SEM INTERNAÇÃO

Atendimento onde o indivíduo, ainda com as suas funções cognitivas e sociais normalizadas, procura o tratamento fundamentado nas Terapias de base comportamental para diminuir/cessar o uso de substâncias químicas a longo prazo e para aprender novas habilidades que possam trazer benefícios e ampliar o seu repertório de comportamentos saudáveis.

INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA

Tratamento em que o indivíduo decide internar-se de livre e espontânea vontade e pode também desistir do tratamento a qualquer momento. Essa modalidade de internação é para aqueles que ainda se encontram com as suas funções cognitivas normalizadas e tem consciência de que precisam de ajuda profissional para a melhoria do seu quadro de abuso de substâncias.

INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

Quando o uso de substâncias químicas torna-se problemático e o indivíduo é incapaz de discernir conscientemente sobre o uso e o abuso da substância química, negando o tratamento e fazendo escolhas que possam ser danosas para ele e para as pessoas ao seu redor, faz-se necessário a internação involuntária onde profissionais especializados trabalham em prol do paciente para que ele possa compreender a doença e possa identificar a necessidade do tratamento. Assim tem início um processo de reabilitação, gerando benefícios para si e para a convivência social.

PROGRAMA FAMILIAR

O objetivo do Programa Familiar é, através de grupos terapêuticos, atendimentos individualizados e palestras, informar sobre o que é dependência química, ensinar sobre suas consequências no contexto familiar, auxiliar o familiar a comportar-se em prol da manutenção do não uso da substância. A família participa de encontros com psicólogos em nossos consultórios.

ABORDAGEM E REMOÇÃO ESPECIALIZADA

Para o tratamento involuntário, pode ser apresentado o serviço de remoção que é realizado por uma equipe especializada nesse tipo de serviço. A clínica Terapêutica Psicoser não realiza, mas terceiriza esse serviço de uma empresa de confiança com profissionais qualificados.

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

A internação compulsória é determinada pela Justiça quando há escassez de medidas nos meios de tratamento alternativos e quando não há um familiar que possa se responsabilizar pelo dependente químico. Esse dependente deve ser encaminhado com um laudo médico que indique qual o tipo de tratamento.